O projecto para a casa consiste na requalificação de um edificado pré-existente e na sua ampliação através da construção de um novo volume negro para contrastar e fazer sobressair a típica casa alentejana branca e vice-versa.
Um apartamento com vista para o mar em Quarteira precisava de uma nova linguagem.
Foi desenhada uma bancada de cozinha com várias funções. Auxiliar a cozinha, criar um hall de entrada e servir de mesa de jantar.
O pavimento contínuo branco transmite uma ideia de unidade e amplitude a todo o apartamento.
Uma casa na zona histórica de Loulé em avançado estado de degradação é transformada.
A ideia passa por alterar o uso do piso 0 de armazém para sala e cozinha. No piso 1 surge a zona privada da casa. O pátio foi limpo de elementos que o descaracterizavam e tornou-se o elemento central da casa.
O sitio apresenta-se junto à entrada da Avenida da Marina de Vilamoura.
Esta proposta pretende afirmar-se como uma nova marca do território, que anulasse a liderança até ao momento conduzida pelo mais velho e mais visível MacDonalds.
O projecto consiste num volume simples com um embasamento, que retoma de algum modo a preexistência sem abdicar de uma linguagem de contemporaneidade.
No interior do edifício, propõem-se criar espaços inteiramente novos e adequados às necessidades actuais.
Colaboração com a IDF.
O edifício é caracterizado pela frente da Calçada da Estrela e tardoz com um logradouro à cota do piso 2. Apresenta actualmente 4 pisos acima do solo e aproveitamento de sótão, sendo 2 pisos lojas e sobrelojas e os restantes habitação, não contendo qualquer piso em cave.
Com esta intervenção na cobertura, pretende-se uma regularização da cota da cumeeira em todo o edifício para dar alguma harmonia aos alçados nesta zona de protecção valorizando a relação com o Monumento Nacional próximo.
Colaboração com a IDF
Foi desenvolvida uma proposta que procura evidenciar o objecto do seu envolvente próximo para de algum modo atrair o público-alvo deste equipamento, os turistas.
Procurou-se encontrar uma forma funcional, contemporânea, com relações á região de turismo da Serra da Estrela e que fosse bem visível de quem chega á cidade, influenciando directamente a implantação, direccionada para a Alameda Pêro da Covilhã.
Colaboração com a IDF
O projecto hoteleiro desenvolvido aponta na manutenção da géese do edifício existente, mantendo a sua estrutura, fachada, coluna de escadas, e algumas paredes interiores de referência e estruturais à edificação. A sua cobertura, em mau estado de conservação é substituída e alteada de modo a poder comportar o novo uso hoteleiro, dando salubridade e maior iluminação ao último piso construído, implicando também no conforto e vivência das unidades de alojamento.
Colaboração com a IDF
Apartamento situado nas avenidas novas de Lisboa num edifício de traça antiga totalmente recuperado onde alguns dos seus elementos originais são mantidos e transformados sendo valorizados com novos materiais contemporâneos.
Antiga peixaria portuguesa transformada em apartamento T1+1 situado na zona histórica de Lisboa num edifício do séc. XIX.
Todas as características históricas do imóvel foram mantidas e valorizadas com elementos contemporâneos, formando um contraste único.
Antigo espaço comercial transformado em loft t1 situado numa avenida nobre de Lisboa.
Imóvel inserido em edifício apalaçado de grande valor arquitectónico onde foram mantidos os elementos caracterizadores valorizando-os com novos materiais contemporâneos
Antigo espaço comercial transformado em apartamento T0 junto ao museu de arte antiga de Lisboa.
Antigo espaço comercial transformado em apartamento T0 situado na zona histórica de Lisboa num edifício do séc. XIX.
Um apartamento T3 é totalmente remodelado valorizando a sua principal mais valia, a vista.
A comunicação entre a sala e a cozinha é alterada tirando partido da vista panorâmica para a serra de Monsanto.
No maior Sobreiro duma propriedade em Coruche, surge uma casa em madeira de planta quadrada pousada sobre um dos braços do sobreiro. Optou-se por deixar sem cobertura para permitir a contemplação do interior da árvore.
Copyright © 2023 grossosilva - Todos os direitos reservados.